8 December, 2022 Press release

Governo de Moçambique aposta fortemente no potencial das Energias Renováveis

Maputo, 8 de Dezembro de 2022 – A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), juntamente com a Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER), a a Aliança para a Electrificação Rural (ARE) organizaram a Conferência Empresarial – Renováveis em Moçambique durante os dias 6-7 de Dezembro de 2022 em Maputo, com o apoio do GET.invest Moçambique, financiado pela União Europeia e Alemanha, e parte do programa europeu GET.invest.

No final de 2022, estima-se que a taxa total de electrificação em Moçambique atingirá os 44%. O Governo está empenhado em fornecer a todos os moçambicanos electricidade de alta qualidade, acessível e sustentável até 2030, e, para este efeito, lançou o Programa Energia para Todos, coordenado pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME). Espera-se que, a partir daqui, as soluções fora da rede venham a desempenharum papel fundamental para alcançar este objectivo. A Conferência Empresarial surgiu, assim, como o grande evento das energias renováveis em Moçambique, de forma a apoiar  os objectivos de acesso à energia através da promoção das energias renováveis, reunindo o sector público e privado moçambicano, bem como outros actores nacionais e internacionais.

A sessão de abertura do evento  contou com a presença de Teodoro Vales, Secretário Permanente da MIREME; Antonino Maggiore, Chefe da Delegação da União Europeia (UE) em Moçambique; Lothar Freischlader, Embaixador da Alemanha; Ricardo Pereira, Presidente da AMER; Mayra Pereira, Presidente da ALER; e David Lecoque, CEO da ARE.

Adicionalmente, opainel de alto nível sobre o Mercado Moçambicano de Energias Renováveis teve lugar no primeiro dia do evento e foi seguido por uma multiplicidade de painéis e sessões preponderantes para o tema, nomeadamenten sessões sobre a delimitação do mercado e oportunidades para os sectores dentro e fora da rede.

Sublinhando o potencial dos recursos energéticos renováveis em Moçambique, Lothar Freischlader, embaixador alemão em Moçambique, afirmou: “O Governo alemão está empenhado em apoiar Moçambique com uma carteira de 240 milhões de euros em projectos no sector da energia sustentável, contribuindo assim para uma transição energética justa. Gostaríamos de felicitar o Governo moçambicano pelas melhorias significativas no quadro regulamentar do sector energético no último ano com a publicação da nova Lei Nacional da Electricidade e do Regulamento do Acesso à Energia nas zonas rurais, que visam adaptar o quadro legal aos desafios do acesso universal à energia e criar condições para a abertura do sector energético aos investimentos privados.”

O primeiro dia do evento também incluiu a apresentação do “Resumo: Renováveis em Moçambique 2022”. Este documentofoi apresentado com os dados mais recentes do sector, mostrando Moçambique como um país com elevado potencial de recursos energéticos renováveis, metas ambiciosas para cumprir o SDG 7, um quadro regulamentar favorável, projectos identificados em todos os segmentos e tecnologias, concursos lançados para IPPs e mini-redes, uma vasta gama de apoio de parceiros de cooperação e os seus programas, um ambicioso sector privado com experiência no mercado e com exemplos representativos.

No segundo dia do evento, o programa começou com o painel de alto nível sobre o papel das energias renováveis para alcançar os compromissos do GDS e do clima de Moçambique e prosseguiu com  sessões sobre energias renováveis, entre os quais uma sessão sobre financiamento. No encerramento da conferência, a EDFI ElectriFI anunciou o lançamento de uma janela de 15 milhões de euros para desbloquear, acelerar e impulsionaro investimento do sector privado para aumentar ou melhorar o acesso à energia acessível, fiável, sustentável e moderna em Moçambique.

"Estamos muito satisfeitos por Moçambique se juntar à família ElectriFI juntamente com muitos outros países africanos. Dos 113 milhões de euros de investimentos através das janelas do país, temos orgulho em dizer que 75% são para projectos de investimento na África subsaariana. Ao aderir a esta iniciativa, Moçambique, o sector privado nacional e os investidores internacionais aproveitarão a rede de 15 Instituições Europeias de Financiamento do Desenvolvimento (EDFIs) dos Estados Membros da UE, que uniram esforços e estão a gerir conjuntamente esta iniciativa. Esta grande oportunidade ajudará a canalizar a liquidez das DFIs e financiadores comerciais para o sector privado em Moçambique", disse Antonino Maggiore, Embaixador da União Europeia na República de Moçambique.

Durante todo o evento, a animada exposição proporcionou aos participantes a oportunidade de mostrar os seus produtos e serviços e forjar novas relações comerciais. Além disso, as sessões do GET.invest Matchmaking permitiram a realização de mais de 114 reuniões entre parceiros de negócios na região e investidores, fornecedores de tecnologia, desenvolvedores de projectos, bem como funcionários governamentais. Os delegados também tiveram a oportunidade de trabalhar em rede durante os intervalos e as recepções nocturnas.

Atraindo 241 delegados no local e 183 participantes virtuais no dia 1 e 127 participantes virtuais no dia 2, o evento foi também apoiado por uma série de patrocinadores, incluindo a MATEMO como patrocinador na categoria de ouro, ElectriFI como patrocinador na categoria prata, e a AECF, o BCI, a MDR Advogados e a Solarworks! Moçambique como patrocinadores na categoria de bronze.

A concluir o evento de dois dias, David Lecoque, CEO da ARE afirmou:Espera-se que as soluções de energia renovável descentralizada (DRE) estejam no centro do avanço do acesso à energia limpa, sustentável e acessível em Moçambique e na região da África Austral. Com o apoio chave do GET.invest e em colaboração com a ALER, aAMER a ARE ficou entusiasmada por promover a electrificação renovável através da catalisação de parcerias comerciais e intercâmbio de conhecimentos neste evento único.”

Isabel Cancela de Abreu, Directora Executiva da ALER, afirmou: “Moçambique tem vindo a experimentar uma grande dinâmica no sector das energias renováveis, em todos os segmentos de mercado, desde PPIs, C&I, mini-redes e sistemas solares domésticos. Isto tem sido possível graças ao apoio de vários parceiros de cooperação e será ainda reforçado graças à recente publicação da nova lei de electricidade e regulação do acesso fora da rede, ambas prevendo abertura e maior participação do sector privado". Esta conferência é uma oportunidade excepcional para compreender como navegar neste mercado vibrante e conhecer todos os intervenientes relevantes.”

Ricardo Pereira, Presidente da AMER disse: “A AMER orgulha-se de trabalhar com os seus parceiros na co-organização da maior conferência do sector das energias renováveis em Moçambique. Desde a nossa última grande conferência, tem havido desenvolvimentos significativos nos aspectos chave necessários para desbloquear o enorme potencial das energias renováveis no país, que incluem um quadro legal mais robusto, a disponibilidade de mecanismos de financiamento e um esforço verdadeiramente colaborativo entre os sectores público e privado para proporcionar a confiança de que este é de facto o sector que irá definir o futuro energético de Moçambique. Estamos certos de que os participantes nesta conferência sairão a saberque Moçambique é de facto o mercado mais excitante para as energias renováveis na África Austral.”

Descarregar o comunicado de imprensa