25 October, 2022 Press release

Renováveis em Moçambique impulsionadas através de Conferência Empresarial em Maputo

Maputo, 25 de Outubro de 2022 – A Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER), a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), e a Aliança para a Electrificação Rural (ARE) decidiram unir forças para organizar a Conferência Empresarial – Energias Renováveis em Moçambique, 6-7 de Dezembro de 2022 em Maputo, com o apoio do GET.invest Moçambique, financiado pela União Europeia e Alemanha, e parte do programa europeu GET.invest.

A agenda para o evento de dois dias inclui sessões informativas, oportunidades de matchmaking B2B, exposição, recepção, evento(s) paralelo(s) exclusivo(s), lançamento da janela de oportunidade do país da EDFI ElectriFi, e muito mais. Com a expectativa de reunir cerca de 250 intervenientes do sector das energias renováveis, a conferência irá atrair representantes do sector privado e público, tais como instituições governamentais nacionais, organizações internacionais de desenvolvimento, investidores, financiadores, promotores de projectos e fornecedores de tecnologia.

Moçambique tem um dos maiores potenciais de geração de energia na África Austral, porém os seus recursos de energia renovável, desde a solar e eólica até à hídrica, permanecem inexplorados. Tendo isto em conta, o evento visa chamar atenção para o potencial empresarial e de investimento que o país oferece para o sector privado.

Os participantes terão a oportunidade de network durante os dois dias do evento. Para além das sessões do GET.invest Matchmaking, os desenvolvedores da indústria terão a oportunidade de se reunir com investidores, financiadores e funcionários públicos durante os intervalos e a recepção.

Além disso, a EDFI ElectriFi irá lançar a sua janela no país para desbloquear, acelerar e impulsionar o investimento do sector privado para aumentar ou melhorar o acesso à energia acessível, fiável, sustentável e moderna em Moçambique.

O Embaixador Alemão em Moçambique, Lothar Freischlader, afirmou: "O acesso universal à energia através de fontes limpas e seguras em Moçambique só pode ser alcançado através de uma estreita colaboração entre parceiros dedicados. Esta é a razão pela qual a energia foi estabelecida como uma das três áreas prioritárias da cooperação moçambicana-alemã. Através da sua doação à GET.invest, a Alemanha está altamente empenhada em alavancar os investimentos privados no sector das energias renováveis moçambicano. Assim, ao proporcionar aos interessados novos desenvolvimentos e oportunidades de negócio no país, esta conferência é de grande importância para esta ambição de acesso universal à energia e de uma transição energética justa".

O Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, afirmou: "De acordo com o Green Deal Europeu que visa transformar a Europa no primeiro continente neutro em termos climáticos até 2050, a UE apoia Moçambique na sua dupla ambição de acesso universal à energia e de uma transição energética justa. Uma vez que o investimento privado é crucial para alcançar estes objectivos, a UE concentra-se no apoio a um ambiente empresarial favorável. Ao mesmo tempo, a UE procura desincentivar investimentos de risco através de instrumentos financeiros inovadores que combinem subvenções, dívida, capital próprio e garantias. Esta conferência dará a todas as partes interessadas a oportunidade de avaliar os progressos realizados e definir o futuro. A UE orgulha-se também de lançar uma Janela de País específica para Moçambique da Iniciativa de Financiamento da Electrificação ou "ElectriFI". Esta iniciativa visa desbloquear, acelerar e impulsionar o investimento do sector privado através de uma combinação de Assistência Técnica e capital de risco para empresas activas no sector das energias renováveis, dentro e fora da rede, em mercados emergentes".

Finalmente, a exposição permitirá aos fornecedores de soluções de energia renovável mostrar os seus produtos e tecnologias inovadoras, dando-lhes a máxima visibilidade no sector de acesso à energia moçambicana.

Descarregar o comunicado de imprensa